Museu de Arte Contemporânea de Serralves: Os Antecedentes, 1974−1989

Capa do livro

Oliveira, Leonor de. 2013. Museu de Arte Contemporânea de Serralves: Os Antecedentes, 1974-1989. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda e Instituto de História da Arte. 255 páginas, ISBN: 978-972-27-2104-2.

Esta publicação resulta da dissertação de mestrado em Museologia e Património apresentada em 2008 por Leonor de Oliveira e orientada por Raquel Henriques da Silva na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esta publicação dá início à colecção Estudos de Museus, através de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda e o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Leonor de Oliveira é investigadora do Instituto de História da Arte. Actualmente, prepara a sua tese de doutoramento sobre o papel da Fundação Calouste Gulbenkian na promoção das artes plásticas portuguesas entre 1956 e 1969.

Índice:

Agradecimentos
Abreviaturas
Apresentação
Introdução
Capítulo I – Contextualização – o surgimento tardio de museus de arte contemporânea em Portugal
Capítulo II – No ímpeto da revolução – as reivindicações por um museu para exibir arte contemporânea e a criação do Centro de Arte Contemporânea
Capítulo III – Do Museu Nacional de Arte Moderna  para o Museu de Arte Contemporânea de Serralves – o nascimento da ideia e a sua (longa) concretização
Conclusão
Bibliografia e Fontes
Anexos
Cronologia
Lista de Exposições CAC/Casa de Serralves

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.