ProMuseus

Cerimónia de assinatura dos contratos do ProMuseus

No próximo dia 19 de Novembro, 2ª feira, pelas 11h00, no Museu Nacional do Teatro, em Lisboa, terá lugar a assinatura dos contratos do Programa ProMuseus entre o Instituto dos Museus e da Conservação e as entidades de tutela dos museus integrados na Rede Portuguesa de Museus que irão receber apoio financeiro ao abrigo daquele Programa.

A cerimónia contará com a presença da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

O ProMuseus é o novo programa de apoio financeiro do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) destinado aos museus integrados na Rede Portuguesa de Museus não dependentes da Administração Central.

Para 2007 foram definidas as seguintes áreas prioritárias: Informatização do inventário; Conservação e segurança; Reservas; e Parcerias.

Na sequência da análise das candidaturas por júri nomeado para o efeito, foram aprovados 57 dos projectos apresentados por 31 museus de diversas tutelas, nomeadamente 24 dependentes de Câmaras Municipais, 3 de Associações, 3 de Fundações, 1 da Igreja. Foram ainda apresentados 3 projectos no âmbito das Parcerias envolvendo 3 museus do IMC.

Entre os projectos apoiados, destacam-se:

– O projecto de investigação e divulgação que dará origem a uma exposição intitulada “Olaria Romana da Quinta do Rouxinol” apresentado pelo Ecomuseu Municipal do Seixal em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia;

– O projecto de investigação e de produção de uma exposição sobre as Linhas de Torres promovido em parceria pelo Museu Municipal de Vila Franca de Xira, pelo Museu Municipal de Loures e pelo Museu Municipal Leonel Trindade, de Torres Vedras.

– Vários projectos destinados ao apetrechamento de reservas e à melhoria das condições de conservação e segurança de museus, como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o Museu Anjos Teixeira, de Sintra, o Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, entre outros.

– Vários projectos apresentados à área da informatização do inventário por museus como o Museu Municipal de Penafiel, o Museu da Vila Romana do Rabaçal, o Museu Arqueológico do Carmo e o Museu da Fundação Cupertino de Miranda em Vila Nova de Famalicão.

No que respeita à localização dos museus apoiados, verifica-se uma predominância de museus da região Norte e da região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também da região Centro e Sul do País.

O montante global do apoio financeiro a atribuir pelo Instituto dos Museus e da Conservação, aos museus beneficiários do ProMuseus em 2007 é de 580.968,86 Euros.

Fonte: Nota de Imprensa, 15 de Novembro de 2007/Instituto dos Museus e da Conservação – IMC, IP.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.