Boletim ICOM Portugal (série III, n.º 2, Janeiro 2015)

Imagem capa: pormenor Museu do Douro. Fotografia de Luís Ferreira Alves © Museu do Douro

Acaba de ser publicado o segundo boletim (série II) do ICOM Portugal (Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus). Museus e redes é o fio condutor deste número.

Num contexto de recursos cada vez mais escassos, de crescente exigência e de maiores expectativas, há uma enorme pressão para tirar partido dos recursos existentes no mundo dos museus de um modo mais eficaz. O trabalho em rede tornou-se palavra-chave, quer no contexto mais endógeno, entre os profissionais e no seio das instituições, quer na relação dos museus com a sociedade.

Longe de ser um estado da arte sobre a criação de redes em Portugal, em Perspectivas dá-se voz a algumas experiências, nalguns casos emergentes, noutros casos mais consolidadas, através do testemunho de vários profissionais. No entanto, apesar das potencialidades e do papel positivo que as redes preconizam actualmente, como adverte Clara Frayão Camacho, as «redes não são panaceias dos tempos pós-modernos. Não basta criá-las, precisam de cuidados e de alimento para não murcharem. Em situações extremas de carência de recursos, a sua eficácia necessariamente diminui.» (p. 9). Clara Frayão Camacho defendeu em Julho de 2014 a sua tese de doutoramento sobre sistemas e redes nacionais em nove países europeus, da qual apresenta alguns resultados neste boletim: «Redes de Museus na Europa: Afinidades e Diferenças num Panorama Rico e Variado» (Em Foco). Gail e Barry Lord terminam a sua entrevista, sublinhando a importância do desenvolvimento da profissão, através de um maior activismo associativo, o que não deixa de estar relacionado com a necessidade de maior trabalho em rede entre os profissionais.

Merece particular nota neste boletim, o texto de Luís Raposo de homenagem a João Saavedra Machado (1932-2014). Em Notícias ICOM poderá ter uma perspectiva global de alguns dos debates dos últimos meses ligados de forma mais directa ou indirecta ao trabalho desenvolvido pelo ICOM Portugal e pelo ICOM internacional (ex. comités, organizações parceiras).

Como habitual, o boletim apresenta um conjunto de sugestões de leitura com base no tema do boletim e destacam-se quatro publicações de 2014: Scientific Instruments in the History of Science: Studies in Transfer, Use and Preservation (eds. Marcus Granato e Marta C. Lourenço); o 4.º volume da revista Iberoamericana de Turismo que o dedicou aos Museus, Turismo e SociedadeMuseus,  as actas – Palácios e Mercados de Arte (ed. Palácio da Ajuda e Scribe), e Lugares de Reflexão: Museus Como Conectores de Culturas, Tempos, Pessoas e Grupos Sociais (DEMHIST).

Em Breves encontra uma selecção de notícias e, em Agenda, a programação em destaque para os meses que se seguem.

O próximo número será dedicado aos Museus Para uma Sociedade Sustentável, o tema do Dia Internacional dos Museus de 2015.

Este número (e todos os anteriores) estão disponíveis no site do ICOM Portugal:

http://www.icom-portugal.org/

CONTEÚDOS:

02 | EDITORIAL, por Ana Carvalho

03 | MENSAGEM DO PRESIDENTE, por José Alberto Ribeiro

06 | EM FOCO: Redes de Museus na Europa: Afinidades e Diferenças num Panorama Rico e Variado, por Clara Frayão Camacho

11 | PERSPECTIVAS: Redes, vários autores: João Tomé Duarte e Susana Marques; Paulo Costa Pinto, Lígia Rafael, Francisco Amado Rodrigues, Mário Nuno Antas, José Gameiro, Dália Paulo, Ana Mercedes Stoffel e Teresa Mourão

18 | ENTREVISTA com Gail e Barry Lord, por Inês Fialho Brandão e Maria Vlachou

22 | IN MEMORIAM: João Saavedra Machado (1932-2014), Viver os Museus Com Amor e Discrição, por Luís Raposo

24 | NOTÍCIAS ICOM

Museus e Políticas, por Luís Raposo
Solução Tecnológica Premiada
Museologia Militar, por Alexandre Matos
Museologia Comunitária e Sociomuseologia, por Mário Moutinho
A Autenticidade na Conservação das Residências Históricas e dos Palácios-Museus, por Maria de Jesus Monge
Quadratura do Círculo, Investigação, Museus e Público, por Mário Nuno Antas
A Cultura em Crise: Elaboração de um Caderno Reivindicativo
Museus e Gestão: Novas Pontes Para a Sociedade, por José Picas do Vale
Espaços Incertos: Configurações Virtuais nos Museus e na Arte Contemporânea, por Raquel Pereira e Rita Xavier Monteiro
Como Viver em Conjunto numa Europa Sustentável ? Os Museus em Busca da Coesão Social, por Clara Frayão Camacho
40 anos Depois de Abril. Que Cidadania? Que Museologia? por Emanuel Sancho e César Lopes

46 | BREVES

48 | PUBLICAÇÕES

Sugestões de leitura
Novas edições 2014

55 | AGENDA

Conferências, encontros, debates
Formação
Chamada de propostas

59 | MUSEUS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL



Citar este post
Ana Carvalho (2015, 12 Janeiro). Boletim ICOM Portugal (série III, n.º 2, Janeiro 2015). No Mundo dos Museus. Recuperado em 12 de Abril de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdp2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.