Luís Efrem Elias Casanovas e a conservação preventiva

Conservação Preventiva e Preservação das Obras de Arte

Casanovas, Luís Efrem Elias. 2008. Conservação Preventiva e Preservação das Obras de Arte. Lisboa: Edições Inapa e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 231 páginas, ISBN: 9789727971817.

Luís Efrem Elias Casanovas (1926-2014). Das suas aulas de conservação preventiva no mestrado em museologia da Universidade de Évora recordo sobretudo o seu sentido crítico de olhar os problemas, a paixão que deixava transparecer e o espírito de missão. Casanovas teve um papel fundamental no desenvolvimento da conservação preventiva. Os seus contributos, em parte, estão reflectidos na investigação que desenvolveu. Por isso, o destaque para a Conservação Preventiva e Preservação das Obras de Arte (2008), publicação que resultou da sua tese de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O livro «coloca questões pertinentes sobre os princípios basilares da Conservação Preventiva, num esforço de constante avaliação e crítica que a preservação de objectos culturais requer», como sublinhado por Salomé de Carvalho na recensão crítica que fez desta obra (Estudos de Conservação e Restauro, n.º 1, 2009, p.158).



Citar este post
Ana Carvalho (2015, 26 Janeiro). Luís Efrem Elias Casanovas e a conservação preventiva. No Mundo dos Museus. Recuperado em 21 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdp4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.