Memorylands: Heritage and Identity in Europe Today

 

Capa do livro Memorylands

Macdonald, Sharon. 2013. Memorylands: Heritage and Identity in Europe Today. Londres: Routledge. 293 páginas. ISBN 978-0-45333-2.

Sharon MacDonald começa o livro chamando a atenção para o facto de a memória se ter tornado uma preocupação central ao longo do séc. XX e XXI, tanto na Europa como em outras partes do mundo. O florescimento dos trabalhos sobre a memória tem sido alimentado, refere a autora, pela angústia quanto à amnésia cultural, com o receio da perda dos vestígios do passado, o desaparecimento daqueles que testemunharam os eventos históricos na primeira pessoa, e o desvanecimento da transmissão intergeracional das memórias. Sublinha ainda que a Europa se transformou na terra da memória – memoryland – obcecada pelo desaparecimento da memória colectiva e com a sua preservação, como fica patente na paisagem com o aparecimento de novos museus, memoriais, sítios de património, placas e instalações artísticas que servem para nos lembrar das histórias que não devem ser esquecidas. Um dos objectivos do livro é identificar os padrões nas abordagens e experiências sobre o passado na Europa, uma vez que a premissa da autora é de que prevalece um repertório de tendências neste domínio, ainda que por vezes contraditórias. E, por outro lado, identificar as variações mais relevantes dessas abordagens.

Sharon Macdonald é professora da Antropologia Cultural na Universidade de York (Reino Unido). É a autora de Difficult Heritage: Negotiating the Nazi Past in Nuremberg and Beyond (Routledge, 2008), Behind the Scenes at the Science Museum (Berg, 2002), Reimagining Culture: Histories, Identities and the Gaelic Renaissance (Berg, 1997). Editou The Companion to Museum Studies (Blackwell, 2006) e The Politics of Display: Museums, Science, Culture (Routledge, 1997). Foi co-autora (juntamente com Gordon Fyfe) de Theorizing Museums: Representing Identity and Diversity in a Changing World (Blackwell, 1996), entre outros.

CONTEÚDOS:

List of figures
Acknowledgments
Prologue

1. The European Memory Complex: An Introduction
2. Making Histories: Europe, Tradition and Other Present Pasts
3. Telling the Past: The Multitemporal Challenge
4. Feeling the Past: Materiality, Embodiment and Place
5. Selling the Past: Commodification, Authenticity and Heritage
6. Musealization: Everyday Life, Temporality and Old Things
7. Transcultural Heritage: Reconfiguring Identities and the Public Sphere
8. Cosmopolitan Memory: Holocaust Commemoration and National Identity
9. The Future of Memory – and Forgetting References

Notes
References
Index

Em venda na Routledge.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.