Museu do Neo-Realismo promove reflexão sobre museus e educação

Desafios contemporâneos educação museus

O Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, organiza uma jornada de reflexão sobre os “Desafios Contemporâneos da Educação Não formal nos Museus”, que acontece a 2 de Fevereiro (terça-feira).

Trata-se de um tema recorrente na reflexão no mundo dos museus, mas porventura a necessitar de olhares mais actualizados no contexto nacional. Como estará o panorama dos departamentos de educação e de programação dos museus portugueses com a crise que se instalou nos últimos anos? Nalguns casos, sabemos que equipas foram dispensadas ou desestruturadas com a saída de vários profissionais. Também sabemos que novos projectos tem vindo a desenvolver-se nesta área, fomentando novas dinâmicas.

De acordo com a informação veiculada pela organização do evento, esta iniciativa pretende “debater o papel da educação não formal no quadro dos programas museológicos tendo em conta a perspectiva, cada vez mais real, da transformação dos museus em agentes potenciadores de uma cidadania activa e inclusiva. Terá como objectivos principais uma reflexão sobre a formatação comum dos serviços educativos dos museus, a problematização do conceito de educação não formal no contexto museológico e a concepção de programas e projectos educativos que considerem os interesses e expectativas dos públicos e potenciem as colecções dos museus.”

O programa do evento pode ser consultado em: http://www.icom-portugal.org/multimedia/documentos/Programa.pdf 

Inscrições gratuitas, mas condicionadas à lotação do auditório; podem ser feitas na receção do Museu do Neo-Realismo pelo telefone 263.285.626 ou por correio electrónico (neorealismo@cm-vfxira.pt).



Citar este post
Ana Carvalho (2016, 1 Fevereiro). Museu do Neo-Realismo promove reflexão sobre museus e educação. No Mundo dos Museus. Recuperado em 18 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sdpy

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.