Carlos Bunga, artista português, actualmente a viver em Nova Iorque, ganhou a 3ª edição do Premio de Pintura Internacional Diputación de Castellón. A este prémio terão concorrido 941 artistas de 55 países.
A obra sem título de Bunga distinguida pelo júri é uma instalação «site-specific» com 2,50×3,50 metros, onde foi utilizado cartão prensado, fita adesiva e pintura. O valor do prémio foi de 60.000 euros.
Segundo o júri do prémio, a obra de Carlos Bunga:
“explora los límites del soporte y el espacio pictórico de una manera concisa, directa y elegante. En el trabajo de Carlos Bunga la pintura es un lugar donde el color, la materia (a veces pobre y efímera), el espacio, la acción y la arquitectura se encuentran, lo cual ha parecido a la mayoría de los miembros del jurado como algo perfectamente apropiado para un premio dedicado al concepto de pintura expandida.”
Um dos objectivos da criação do Premio Diputación Castellón é trazer a Castellón e a Espanha o que de mais inovador e actual da pintura contemporânea nacional e internacional.
Uma exposição com os 22 artistas seleccionados e o vencedor estará patente até 21 de Janeiro no Museo de Bellas Artes de Castellón e posteriormente em Madrid, entre Fevereiro e Março de 2007 na Fundacion Astroc.
Para saber mais:
http://www.dipcas.es
http://www.e-flux.com
Um artista em ascensão, que parece ser mais reconhecido lá fora do que em Portugal. A acompanhar…
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (27 de Dezembro de 2006). Carlos Bunga ganha prémio em Espanha. No Mundo dos Museus. Recuperado em 12 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/scu0
Parabéns Carlos Bunga pelo teu trabalho e pelo prémio que te foi atribuido.
É uma mais valia não só para ti mas também para o nosso país.
Os meus parabéns
Vasco Torres
wftghhj