Museu da Presidência organiza ciclo de cinema…

carta-de-chamada.jpg

O Museu da Presidência da República vai organizar o ciclo de cinema “Emigração Portuguesa” entre os dias 5 e 8 de Janeiro de 2008, no cinema S. Jorge, associado à exposição “Traços da Diáspora Portuguesa” que poderá ser visitada até ao dia 30 de Janeiro de 2008, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Esta iniciativa, com entrada gratuita, é composta por filmes maioritariamente portugueses e documentais (sendo alguns apresentados pelos realizadores e comentados por especialistas), estando a sua temática relacionada com os núcleos apresentados na exposição referida.

“Do continente e das ilhas, para os quatro cantos do mundo, milhões de portugueses viveram e vivem, ainda, a experiência da emigração. Actualmente habitam fora do território nacional perto de 5 milhões. Este fenómeno, que alguns cientistas sociais consideram estruturante da sociedade portuguesa, convocou, ao longo dos séculos, variadas origens e destinos, assumindo múltiplas formas e diferentes expressões. Só no século XX terão partido, legal ou clandestinamente, cerca de 3 milhões de portugueses. Fora do estrito âmbito académico, a emigração portuguesa excepcionalmente mereceu uma reflexão e um debate alargado na sociedade portuguesa e, não raras vezes, aos protagonistas desta história apenas foi reservado o lugar de espectador de polémicas e desassossegos em torno dos seus retornos.”

“Alguns destes filmes são praticamente desconhecidos do público, tendo sido raras vezes exibidos nos circuitos nacionais, facto que por si justificaria a iniciativa. Realizados por artistas de diferentes gerações e formações, alguns dos quais conheceram na primeira pessoa a experiência da emigração, constituem um painel diversificado e abrangente de perspectivas sobre o tema. A par de realizadores conceituados como Paulo Rocha, João Canijo ou Jorge Paixão da Costa, incluíram-se nesta iniciativa filmes de artistas portugueses mais jovens com trabalho reconhecido internacionalmente, como é o caso de João Pedro Rodrigues, ou com trabalhos premiados como Cristina Ferreira Gomes e Nuno Pires. O programa dará ainda a conhecer ao público português os filmes do francês Philippe Costantini, “Pedras de Saudade” e “Les Cousins d’Amérique” e permitirá, ainda, rever os notáveis “Crónica de Emigrados”, de Manuel Madeira, e “O Salto”, de Christian de Chalonge, este último galardoado, em 1968, com o prestigiado Prémio Jean Vigo.”

Descarregue o Programa

Mais informações:
Museu da Presidência da República
Palácio Nacional de Belém
Pç. Afonso de Albuquerque
1349-022 Lisboa
Tel. 213 614 660
museu@presidencia.pt
www.museu.presidencia.pt
http://www.egeac.pt/

Fonte: Informação enviada pelo serviço de comunicação do Museu da Presidência da República



Citar este post
Ana Carvalho (2008, 3 Janeiro). Museu da Presidência organiza ciclo de cinema… No Mundo dos Museus. Recuperado em 25 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sd10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.