UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
10 de Janeiro de 2008, 15:00h
Piso 2 / Sala 7
A formação histórica da identidade nacional portuguesa numa perspectiva comparada
José Manuel Sobral
ENTRADA LIVRE
À semelhança do que acontece em outras universidades e centros de estudos, também a Unidade de Coordenação Científico-Pedagógica de Antropologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa decidiu organizar um ciclo de seminários dedicado à temática geral da Antropologia Cultural e Social.
Nesta apresentação o autor começa por rever algumas das teorias fundamentais presentes nos estudos sobre a génese das nações e do nacionalismo e na interpretação da formação das identidades colectivas. Depois analisa a formação da identidade nacional portuguesa em termos históricos, concluindo que a mesma assenta em processos estruturais de longa duração, que recuam à consolidação do Reino de Portugal em finais da Idade Média. Finalmente, insere a formação da identidade nacional portuguesa no contexto ibérico.
Cartaz: seminariosemantropologiacultural-cartaz.doc
Fonte: Informação enviada por Elsa Peralta
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (10 de Janeiro de 2008). Seminário de Antropologia Cultural, 10 Jan. 2008. No Mundo dos Museus. Recuperado em 2 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/sd16