Seminário: Que desafios digitais para os Museus?

No próximo dia 11 de Dezembro de 2017 (segunda-feira) realiza-se o seminário: “Desafios Digitais para os Museus: Perfis profissionais, Tarefas, Competências e Formação”. Pretende-se discutir a realidade sentida pelos participantes (academia, profissionais de museus e de outras instituições culturais) no que diz respeito às novas competências que a cultura digital exige e à formação que mais se ajustaria para capacitação dos profissionais.

O Seminário é organizado pela Universidade do Porto e pelo ICOM Portugal no âmbito do projecto Mu.Sa – Museum Sector Alliance do qual são parceiros.

O projeto Mu.SA (Museum Sector Alliance) é um projeto Europeu, financiado pelo programa Erasmus + e tem como objetivo criar ferramentas de formação (à distância e presenciais) para dotar os profissionais de museus com as competências necessárias para enfrentar os desafios que a tecnologia digital trouxe para as instituições culturais.

O programa inclui a apresentação do projecto Mu.Sa, alguns casos práticos de experiências portuguesas e a mesa-redonda: Que formação e conteúdos para a Cultura Digital?

O seminário decorre na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, das 9h00 às 12h30. A entrada é livre, mas a participação está sujeita à capacidade do auditório. 

Mais informações em: http://icom-portugal.org

****

PROGRAMA

09:00 Recepção

O PROJETO MU.SA

09:15 – Desafios digitais para os museus. Os perfis profissionais emergentes, tarefas e competências, Paula Menino Homem

CASOS PRÁTICOS

09:45 – O Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Luís Miguel Costa e Susana Medina

10:00 – O Museu Digital da Universidade do Porto, Maria Manuela Pinto

10:15 – Pporto dos Museus, Patrícia Remelgado

10:30 – 11:00 – PAUSA

MESA REDONDA

11:00 – 12:30 – Que formação e conteúdos para a Cultura Digital? Com António Ponte (Direcção Regional de Cultura do Norte), Armando Malheiro (Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais), Armando Sousa (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Rudolfo Matos (UDigital/Tecnologias Educativas), Rui Rodrigues (Mestrado em Multimédia, Doutoramento em Media Digitais). Moderação: Alexandre Matos (ICOM Portugal) e Rui Centeno (Universidade do Porto).

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *