EXP: "Traços da Diáspora Portuguesa", até 30 Janeiro 2008

[slideshow 72057594049615814]

©Ana Carvalho, Janeiro 2008

Exposição: “Traços da Diáspora Portuguesa”
Até 30 de Janeiro 2008
Horário: 14h-20h
Local: Gare Marítima de Alcântara-Salão Almada Negreiros
Org: Museu da Presidência da República/Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas

“Traços da Diáspora Portuguesa” pretende evocar aquele que foi um dos fenómenos mais estruturantes da sociedade portuguesa nos últimos séculos – a Emigração.

Trata-se de uma mostra inédita de obras de arte, documentação, objectos de memória e fotografia, apontando os principais momentos emigratórios, desde o final do século XIX até aos anos 80 do século XX.

Colocando no centro da narrativa os protagonistas desta história, esta exposição põe em relação a representação artística da emigração e a expressão cultural, vivencial e afectiva dos emigrantes e das suas comunidades.

Almada Negreiros e a representação, em tapeçaria de Portalegre, dos painéis da Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, pinturas de Júlio Pomar, Graça Morais e Vieira da Silva, desenhos de José Malhoa e Stuart de Carvalhais, esculturas de Simões de Almeida (Sobrinho) e Álvaro de França, entre outros, articulam-se, num projecto expositivo onde não faltam as “Torre Eiffel” da nossa memória.

“Traços da Diáspora Portuguesa” apresenta, ainda, materiais inéditos – documentação oficial, correspondência entre emigrantes e familiares, fotografia e objectos do quotidiano que, de forma inovadora, assumem um valor expositivo. Obras de arte, documentação e objectos que vão desde os finais do século XIX até aos anos 80 do século XX – o período contemplado nesta Exposição.

(in Site Museu da Presidência da República)



Citar este post
Ana Carvalho (2008, 29 Janeiro). EXP: "Traços da Diáspora Portuguesa", até 30 Janeiro 2008. No Mundo dos Museus. Recuperado em 21 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sd1p

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.