1.º Seminário da hands on!Portugal, 26 Mar. 2008

No próximo dia 26 de Março 2008 terá lugar o primeiro seminário da hands on Portugal no Museu da Presidência da República (14h30-17h30) intitulado «Museus que TOCAM no futuro». A organização do evento cabe ao Comité Nacional da HANDS ON! EUROPE.

Tendo em conta o 10.º Aniversário da constituição da Hands On! Europe, o Comité Nacional da Associação deciciu neste contexto organizar em Lisboa um seminário na área da Museologia e Educação, daí resultando este 1.º seminário que aqui anunciamos.

Note-se, a HANDS ON!EUROPE é uma associação de âmbito internacional, sem fins lucrativos, que foi constituída a 26 de Março de 1998, em Portugal, por iniciativa das seguintes instituições:

– Museu das Crianças (Portugal) – Margarida de Lancastre
– Zoom Kindermuseum (Austria) – Claudia Haas
– Kit Tropenmuseum (Holanda – Amsterdão) – Sannette Naeyé
– Musée des Enfants (Bélgica) – Kathleen Lippens
– Enchanted Worlds (Holanda – Roterdão) – Fred Wartna

A Hands On! Europe – Association of Children’s Museus, que teve a sua primeira sede em Lisboa, tem como principais objectivos:

– Ser uma voz activa na defesa dos interesses das crianças e dos jovens, no que respeita ao seu desenvolvimento educativo e cultural, através da criação e desenvolvimento dos Museus das Crianças na Europa e no Mundo.
– Promover o intercâmbio de investigação na área pedagógica, de projectos e de exposições a nível internacional.
– Oferecer apoio e suporte metodológico aos museus e instituições que trabalham regularmente com público infanto-juvenil e famílias.
– Realizar, de 2 em 2 anos, conferências internacionais no âmbito da Museologia e das Ciências da Educação.

Começou por ser uma organização essencialmente ligada a Museus das Crianças que, rapidamente, foi adoptada por museus de cariz tradicional, cujo público-alvo era, na sua maioria, constituido por público escolar, crianças, professores e famílias. Estas instituições buscam na Associação, sobretudo, suporte metodológico e investigação avançada na área pedagógica directamente ligada à museologia, de forma a inovarem eficazmente os seus serviços de público.

Hoje a Hands On! conta com cerca de 150 membros. Entre os seus sócios, destacam-se museus de renome internacional e diversas instituições culturais da área da museologia.

HANDS ON! | PORTUGAL
Portugal foi pioneiro ao criar, em 2007, o primeiro Comité Nacional desta Associação, do qual são parceiras as seguintes instituições: Museu das Crianças, Jardim Zoológico, Museu Nacional de História Natural e Museu das Presidência da República.

Programa:

14H30 – Início das Conferências
‘Hands On!’, 100 anos de Museus ao serviço das crianças e suas famílias, por Margarida de Lancastre, Museu das Crianças

Educação e Conservação, por Antonieta Costa, Jardim Zoológico

Museus onde o tocar cria pontes para o conhecimento! Por Bruno Ribeiro/Liliana Póvoas, Museu Nacional de História Natural

16H00 – pausa para café

Museus com qualidade pedagógica.
O Museu Criativo como alternativa à educação formal da criança
, por Gabriela Cavaco, Museu da Presidência da República

O desafio da acessibilidade em Museus|O papel da mediação educativa, por Helena Miranda, Museu da Presidência da República

A Inscrição é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição.

Mais informações:
email: museu@presidencia.pt

Telefones:
+351 213 976 007 (Museu das Crianças)
+351 217 232 960 (Jardim Zoológico)
+351 213 921 822 |74|78 (Museu Nacional de História Natural)
+351 213 614 660 (Museu da Presidência da República)

Fonte: Lista Discussão MUSEUM



Citar este post
Ana Carvalho (2008, 19 Março). 1.º Seminário da hands on!Portugal, 26 Mar. 2008. No Mundo dos Museus. Recuperado em 24 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/sd2o

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.