Instituto dos Museus e da Conservação e o Património Imaterial

maquina-de-escrever.gif

Segundo notícia divulgada no Diário Digital, o Instituto dos Museus e da Conservação irá fazer um inquérito a várias entidades do país sobre o Património Cultural Imaterial, tendo em conta que este património passou a ser uma das responsabilidades deste instituto após a reestruturação da administração pública.

Além disso, é referido que o decreto lei de ratificação da Convenção para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial foi publicado esta semana. Portugal ratificou finalmente a Convenção!

Ainda este ano “o IMC vai levar a efeito o inquérito nesta área – que abarca práticas, representações, expressões, artefactos e espaços culturais – para recolher informação junto de universidades, museus e associações de defesa do património.

Uma outra iniciativa ligada ao PCI será a realização de conferências sobre este tema com o objectivo de estimular o debate, sendo o próximo colóquio no dia 11 de Abril no Museu Nacional do Teatro, intitulado “Inventário, Protecção, Representatitividade”.

Fonte: Diário Digital, 28/03/2008


2 comentários a “Instituto dos Museus e da Conservação e o Património Imaterial

  1. Nuno Resende

    Os museus portugueses mal conhecem as suas reservas, estão repletos de dificuldades logísticas e financeiras e vão partir para o inventário do «imaterial». Este país soma más experiências, umas atrás das outras. Com tudo isto dava para fazer um inventário do património irreal – esse sim o nosso maior tesouro.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.