No próximo dia 8 de Abril terá lugar o seminário “A Avaliação de Bens Culturais Móveis: Critérios e Metodologias Para Mais Eficiente Gestão de Risco” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Anfiteatro Nobre).
Apresentação:
A avaliação de objectos, integrados ou não em colecções museológicas, é uma actividade essencial à gestão da sua aquisição/venda, documentação, fruição e preservação; tão essencial como complexa e, inúmeras vezes, penosa e erroneamente subjectiva.
O valor atribuído a um objecto ou a uma colecção tende a condicionar as estratégias a implementar para eliminação ou mitigação do risco de seu dano e/ou de sua perda. Inversamente, também estas estratégias interferem no valor dos objectos, reduzindo-o, mais ou menos drasticamente quão desajustadas e causadoras de qualquer tipo de dano, ou potenciando-o quando no sentido da sua adequada preservação, conservação e/ou restauro.
Num ambiente informal e de incentivo à animada participação dos presentes, pretendemos abordar critérios e metodologias de trabalho que agilizem e disciplinem a tarefa e conduzam a uma tomada de decisão sustentada e responsável.
Na expectativa de que a iniciativa suscite o vosso interesse, convidamos V. Ex.cia a divulgá-la e a nela participar activamente.
Público-alvo: Profissionais e estudantes das diferentes áreas do Património Cultural.
Organização:
Paula Menino Homem
Secção de Museologia
Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP)
Faculdade Letras da Universidade do PortoParticipação:
Miguel Cabral de Moncada
Cabral Moncada LeilõesInscrição: O seminário é de entrada livre e gratuita.
Secretariado
Gabinete de Eventos, Comunicação e Imagem
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 PortoTelefone: 226 077 123
Fax: 226 077 173
E-mail: geci@letras.up.pt————–
Fonte: Lista de discussão MUSEUM
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Ana Carvalho (7 de Abril de 2008). CONF: A Avaliação de Bens Culturais Móveis: Critérios e Metodologias Para Mais Eficiente Gestão de Risco. No Mundo dos Museus. Recuperado em 12 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/sd30