Dia Internacional dos Museus 2008 – Museu da Ciência, Coimbra

Museu da Ciência em festa para a Noite dos Museus
dia 17 de Maio, das 18 às 24 horas

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) participa pelo segundo ano consecutivo no evento internacional com uma série de actividades sobre ciência, para crianças e adultos. Respondendo ao desafio lançado aos diferentes museus para criar novos públicos, o museu da UC abre excepcionalmente as suas portas à noite, no próximo Sábado (17), até à meia-noite. A entrada é livre.

Quebrar a rotina do público e tornar os museus acessíveis e apetecíveis a todos pode revestir diferentes formas… Um comboio que levita é uma das apostas do Museu da Ciência. “Nas instalações do antigo Laboratorio Chimico, vão realizar-se ainda várias actividades, desde exposições, às sessões de “Ciência num minuto”, ou outras experiências espectaculares, dirigidas a públicos de todas as idades”, revela o Museu.

A quarta edição da Noite dos Museus tem por intuito promover a dinamização dos museus a nível europeu. “É uma maneira insólita e lúdica de celebrar as riquezas muitas vezes desconhecidas do nosso património museológico comum”, escreve a organização do evento em França. O objectivo do Museu da Ciência é também favorecer o convívio para sensibilizar o público, e nomeadamente os jovens, sobre determinados temas, e convidá-los a descobrir as colecções dos museus.

O horário alargado do Museu permite assim a quem ainda não teve oportunidade de visitar a mostra temporária “A Diversidade da Vida – 300 anos de Lineu”, inaugurada em Dezembro passado, descobrir o sistema de classificação do naturalista sueco e saber mais sobre as muitas espécies em perigo de desaparecimento em todo o mundo.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra pretende ser um espaço moderno e integrador. O projecto visa com efeito reunir a médio prazo o acervo científico disperso por vários museus universitários e pelas faculdades, para além dos acervos do Observatório Astronómico de Coimbra e do Instituto Geofísico. Nesse âmbito, estarão também abertos a partir das 21 horas o Museu de Física e o Museu Mineralógico e Geológico, no Colégio de Jesus, e o Museu Botânico, junto aos Arcos do Jardim.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra situa-se no Largo Marquês de Pombal, na alta da cidade. Propõe ainda no Sábado uma visita didáctica e interactiva à exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria”. Para mais informações sobre as iniciativas da “Noite dos Museus”, os interessados poderão entrar em contacto com a equipa do Museu, por e-mail (geral@museudaciencia.pt) ou por telefone (239 85 43 50), e ainda consultar o site da instituição em http://www.museudaciencia.pt.

Fotografias:
http://www.ideiasconcertadas.pt/© Fernando Guerra


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.