Coleção Estudos de Museus publica livro sobre jogos com realidade aumentada nos museus

Jogos com Realidade Aumentada nos Museus (2023) é o 24.º título da Coleção Estudos de Museus, uma edição da Direção-Geral do Património Cultural em parceria com a editora Caleidoscópio.

O livro resulta da tese de doutoramento em Media Digitais, de Maria Van Zeller, apresentada à Universidade do Porto em 2022. O lançamento aconteceu a 19 de julho de 2023. A Coleção Estudos de Museus prossegue, assim, com novas edições, continuando a alargar os horizontes das investigações na área dos museus e da museologia.

Sinopse

Nesta era digital, os museus procuram nas tecnologias emergentes as soluções mais adequadas para apoiar a experiência dos visitantes. Para apoiar essa abordagem, este estudo baseia-se em métodos de investigação ao nível do design de experiências. Esta investigação foca-se na identificação das novas tendências em tecnologia que potenciem maior atenção dos visitantes aos museus. Mais concretamente, propõe-se o desenvolvimento de aplicações baseadas na localização, com realidade aumentada e jogos, para promover novas experiências em espaços museológicos. O objetivo deste estudo é o de encontrar os princípios orientadores para que museólogos e designers possam desenvolver propostas mais eficazes, na promoção do envolvimento do Museu com o público, através de soluções que potenciem o envolvimento deste com os objetos museológicos. Foi realizado um estudo online sobre a perceção do público sobre a utilização destas tecnologias nos museus baseado no Modelo de Aceitação Tecnológico (TAM) e num Modelo de Design de Experiências que incorpora as mecânicas e tipo de público a que se destinam. Esta investigação baseou-se no estudo de casos para desenvolver a teoria, pelo que os resultados são provenientes de quatro casos de estudo realizados no Museu de História Natural da Universidade do Porto e no Museu da Farmácia do Porto. Foram utilizados métodos de cocriação e realizados testes com utilizadores, com recurso a questionários e entrevistas. Os resultados alcançados nesta investigação revelaram que os jogos pervasivos têm grande potencial de atração de novos públicos aos museus. Pelo que se pretende dá um contributo nas temáticas do conhecimento do público e da experiência dos visitantes com metodologias de apoio ao processo de criação e implementação de aplicações móveis nos museus, integrando jogos pervasivos.

Sobre a autora

Maria Van Zeller (Porto, 1977) é Investigadora doutorada em Medias Digitais do INESC TEC no centro HumanISE, com foco na área da Interacção Humano-Computador (HCI) com recurso a metodologias relacionadas com a aprendizagem imersiva e design participativo. Professora convidada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no departamento de Informática, com responsabilidades de orientação de mestrados e júri em provas académicas e profissionais. É coordenadora de um projeto europeu na área da Literacia digital, programa Erasmus+. Fez o seu percurso académico na Universidade do Porto, é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes e Mestrado em Multimédia na Faculdade de Engenharia, com a tese relacionada com as coleções online e redes sociais em Museus (2010). Na sua investigação de doutoramento desenvolveu um modelo para a utilização das tecnologias digitais para criar experiências imersivas em museus, em co-criação com as equipes dos museus e com recurso a atividades gamificadas. Foi responsável pelo departamento Multimédia na empresa Sistemas do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte, de 2003 a 2022, com funções de design, gestão e coordenação de recursos humanos de projetos nacionais e internacionais. Recebeu prémios internacionais e nacionais e tem diversas participações académicas em conferências.

Índice

7 INTRODUÇÃO

7 Contexto

11 Problema, questões e objetivos da investigação

13 Enquadramento metodológico

18 Relevância

20 Estrutura

23 ESTADO DA ARTE

25 O papel dos museus na era digital

30 Aplicações móveis como guias de apoio à localização

33 Realidade aumentada e realidade virtual: relação entre o mundo físico e o digital

42 Colaboração, ludificação e criatividade

47 O design de jogos e a experiência do utilizador

61 METODOLOGIA

64 Fase 1. Análise

64 Fase 2. Desenvolvimento de proposta

66 Fase 3. Ciclos iterativos

68 Fase 4. Reflexão

69 MODELO DE ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA E MODELO DE DESIGN DE EXPERIÊNCIAS

71 Contextualização do estudo

73 Instrumentos de pesquisa

77 Análise de dados

99 Síntese da análise

102 Considerações

103 DESIGN, PROTOTIPAGEM E IMPLEMENTAÇÃO

107 Caso de estudo 1 – Experiência lúdica no exterior do museu

115 Caso de estudo 2 – Experiência lúdica no interior do museu

158 Caso de estudo 3 – Experiência lúdica no espaço interior e exterior do museu

174 Caso de estudo 4 – Experiência lúdica inclusiva

191 FRAMEWORK PLAY THE MUSEUM – PRINCÍPIOS PARA JOGAR O MUSEU

194 Envolvimento dos visitantes com o espaço museológico

197 Envolvimento dos visitantes com o objeto

200 Envolvimento dos visitantes com a matéria científica

201 Princípios para Jogar o Museu

203 Operacionalização da avaliação

206 Síntese

209 CONCLUSÕES

211 Resultados da investigação

219 Contribuições

220 Limitações

222 Trabalho futuro

225 Considerações finais

229 Questionário: Grau de Aceitação do uso de AR

242 Análise de dados do questionário

243 Templates dos Jogos

245 NOTAS

253 REFERÊNCIAS

261 ÍNDICE REMISSIVO

263 AGRADECIMENTOS

****

A Coleção Estudos de Museus foi criada em 2015 pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com a editora Caleidoscópio. Os títulos da colecção Estudos de Museus são selecionados por um comité editorial constituído por Alice Semedo, Fernando António Baptista Pereira, Pedro Casaleiro, Raquel Henriques da Silva, Ana Carvalho, Marta C. Lourenço e Clara Frayão Camacho (que acumula também a função de revisão editorial das obras).

Nota: O livro está à venda nas lojas dos museus e palácios nacionais e no circuito comercial (ex. Fnac, Bertrand, Wook, etc.)



Citar este post
Ana Carvalho (2023, 17 Dezembro). Coleção Estudos de Museus publica livro sobre jogos com realidade aumentada nos museus. No Mundo dos Museus. Recuperado em 14 de Abril de 2024, de https://doi.org/10.58079/vm4d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.