Sobre

Imagem de rosto de Ana Carvalho

Criei o blogue “No Mundo dos Museus” em 2006. É fruto do meu percurso e interesse pelos museus e pela Museologia.

Comecei a escrever para divulgar notícias sobre o mundo dos museus, fi-lo intensamente durante os primeiros anos. Agora vou escrevendo e dando nota sobre o que considero mais importante destacar, muitas vezes relacionado com projectos e iniciativas aos quais estou ligada, de forma mais directa ou indirecta (publicações, conferências, projectos de investigação, entre outros).

Marcos simbólicos: em 2009, este blogue recebeu o prémio APOM 2008 da Associação Portuguesa de Museologia na categoria de “Melhor Comunicação Online” e, em 2010, o prémio APDASC para “Melhor Blog individual de animação sociocultural 2010”. Em 2014, a APOM voltou a distinguir o blogue com o prémio de melhor “Comunicação Online” pelo ciclo de entrevistas “Per(cursos) e Perspectivas da Museologia” (2013).

Actualmente sou Investigadora Auxiliar (CEEC/FCT) no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História da Universidade de Évora, onde lecciono na área da museologia e do património cultural.

Fiz um percurso académico e de investigação na área da museologia e do património. Ajudei a fundar a revista científica MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, que actualmente coordeno. Sou Investigadora Responsável do projecto FCT “InMAP – Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível” (2024-2025) promovido pelo CIDEHUS-Universidade de Évora.

Mais sobre o meu percurso: https://www.cienciavitae.pt/portal/301B-9F5A-A4A1

Tudo o que vou escrevendo está disponível em: https://uevora.academia.edu/AnaCarvalho ou em https://www.researchgate.net/profile/Ana-Carvalho-58/research

Email: nomundodosmuseus@gmail.com

Créditos: Ana Carvalho

Edição do blogue: Ana Carvalho

(actualizado a 30 de Março de 2024)

3 thoughts on “Sobre

  1. Raúl A. Méndez Lugo

    Muchas felicidades Ana Carvalho, muy interesante tu blog, donde podemos conocer la opinión de importantes líderes de la museología portuguesa e internacional, faltaría la opinión de grandes exponentes de la nueva museología latinoamericana, esperemos que así sea … saludos y un fuerte abrazo !!

    Responder
  2. Ana Carvalho Autor do artigo

    A lista de links do blogue está a ser actualizada. No entanto, já é possível consultar algumas das categorias de links. Obrigada pelo comentário.
    Cumprimentos,
    Ana

    Responder
  3. Sofia Botelho

    Cara Dra. Ana Carvalho,

    Antes do mais os meus parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido neste blog.
    Gostaria, no entanto, de saber o porquê de já não apresentar no lado direito da página os links que antes aqui apresentava.
    Foram deslocados para outro local no blog?

    Muito obrigada,

    Atentamente,

    Sofia Botelho

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.